Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Unidade A. Multideficiência
Unidade de Apoio à Multideficiência

Interação entre a escola e a comunidade

O dia 9 de fevereiro foi marcado por uma atividade nova na nossa escola! As alunas da Unidade, em conjunto com os colegas do 8º A, da professora Amália Marques, no âmbito da disciplina de Português, iniciaram uma partilha de saberes com uma instituição da nossa comunidade, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Laranjeiro e do Feijó – ARPILF.

Actualizado em Sexta, 20 Fevereiro 2015 19:18 Continuar...
 

Visita à biblioteca

Todas as 4ª feiras à tarde, as alunas da Unidade da Sede, tem no seu horário uma ida à BE/CRE.

Nessa atividade, são acompanhados pela professora e, por vezes, por alguns colegas que habitualmente as visitam de forma solidária.

Na biblioteca, as alunas são sempre bem recebidos e têm à sua espera, propostas de leitura selecionadas exclusivamente de acordo com o seu perfil funcional. Os livros propostos, são apresentados, ou pela professora ou pelos colegas, que regularmente as acompanham, com muito gosto e disponibilidade.

A ida à biblioteca, visa promover a inclusão das alunas num espaço diferente, o desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva, a interação entre grupo de pares, assim como a exploração dos recursos existentes.

As alunas da Unidade, demonstram prazer e interesse nesta atividade, disponibilizando-se para a mesma, assim como os colegas que as acompanham.

Actualizado em Segunda, 02 Fevereiro 2015 17:45
 

Surf adaptado

Os alunos das Unidades da sede e da Laranjeiro 2 foram convidados para participar numa atividade de surf adaptado, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança.

A atividade decorreu na praia de Carcavelos e contou com a presença de Luís Figo.

Continuar...
 

Uma manhã na Unidade

Com a chegada do bom tempo, os alunos da Unidade da sede gostam de trabalhar no exterior.

As atividades planificadas para este dia foram a tapeçaria, o ensacamento de rolhas para entregar no supermercado Continente (Projeto Green Cork) e o treino no andarilho.

As alunas da tapeçaria demonstraram interesse pela atividade. Tendo em conta o treino que tem efetuado ao longo do ano, já executam, com maior competência, o enfiamento da agulha na tela, e não desistem. De referir que estes alunos apresentam muitas dificuldades ao nível cognitivo, da motricidade fina e do controlo oculo-manual.

O treino no andarilho, promove o movimento dos membros inferiores, e é muito importante para as alunas que não possuem marcha autónoma.

 

Projeto Green Cork

Os alunos da Unidade sede, estão a participar no Projeto Green Cork.

Quinzenalmente, deslocam-se a pé, aos estabelecimentos de restauração para efetuar a recolha das rolhas.

Na Unidade, colocam-nas em sacos para posteriormente serem entregues nos pontos de recolha. Neste momento, já entregamos cinco sacos no supermercado Continente.

Os alunos participam com vontade nesta atividade e já conhecem os objectivos do Projeto.

Apelamos à comunidade educativa que contribua e que faça a entrega das rolhas de cortiça na Unidade.

Além de recolher rolhas e financiar a reflorestação, o Projeto Green Cork pretende contribuir para a construção duma comunidade ativa, responsável e em sintonia com o meio ambiente.

 


Pág. 1 de 8