Entrevista à professora responsável pela biblioteca da escola
A equipa de reportagem do 3º ciclo decidiu conhecer o trabalho de formação aos alunos pela professora responsável da Biblioteca da Escola. Alguns alunos dos 8ºs E e F fizeram as seguintes perguntas à professora Luísa Baptista nesta entrevista do Jornal Digital da Ruy Luís Gomes. O Luís captou a imagem.
RLG: A que turmas se destina a formação que tem sido feita sobre a utilização dos recursos da Biblioteca?
Profª Luísa: Eu estou a fazer formação aos vossos colegas do 5º ano, que são os que menos conhecem a Biblioteca. A designação escolhida da formação é «Sou um utilizador consciente da BE». Mas esta formação irá ser alargada aos outros anos de escolaridade, do 2º e 3º ciclos, nos próximos períodos letivos.
RLG: Qual é a duração de cada formação? Quantos alunos em média são por sessão?
Profª Luísa: A duração de cada sessão é de cerca de 45 minutos. Cada turma é acompanhada pelo/a diretor/a de turma. O número depende de cada turma.
RLG: A partir da sua experiência de bibliotecária com este tipo de atividade, quais os níveis de sucesso destas formações?
Profª Luísa: Os níveis de sucesso são altos, porque os alunos quando regressam à biblioteca já revelam autonomia como utentes. A formação tem duas partes distintas: a primeira corresponde à apresentação do funcionamento dos serviços da biblioteca e do catálogo online. A segunda, é mais interativa, pois cada aluno é convidado a procurar um livro, segundo a chave da sua catalogação.
RLG: O que gostaria de reforçar como mensagem aos utilizadores dos serviços da BE/CRE?
Profª Luísa: A mensagem que gostaria de reforçar é: venham muitas vezes à Biblioteca, mas não se esqueçam de cumprir as suas regras de funcionamento. É também um espaço de trabalho que os alunos devem rentabilizar para desenvolver as tarefas das diferentes disciplinas. Claro que também podem usufruir da sua vertente lúdica e de entretenimento. São todos bem vindos.
RLG: Obrigado, professora Luísa, pela sua disponibilidade e simpatia.
Ana, Luís, Patrik, Rui, Tomás e Tiago (8ºs E e F)