Conversa com Imagens
Luis Milheiro «Guardador das margens do Tejo»
O jornalista Luis Milheiro esteve presente no auditório da Escola Professor Ruy Luis Gomes, no dia 30 de janeiro, com o intuito de conversar sobre a história de Cacilhas e partilhar as suas experiências no local, as quais foram rgistadas e reunidas nas suas obras publicadas.
Neste encontro promovido pela BE/CRE interagiram as turmas dos Cursos de Técnicos de Turismo e de Fotografia porque irão também desenvolver trabalho de pesquisa sobre a zona.
Luis Milheiro apresentou fotografias, algumas inéditas, a preto e branco de vários pontos emblemáticos de Cacilhas nomeadamente: o Chafariz de Cacilhas, o Cais, o Ginjal, o Farol e a zona Ribeirinha que, em tempos, era rica em industria e comércio.
Este convidado ofereceu vários livros à escola com fotografias da história desta região, bem como de diversos concursos fotográficos promovidos pelas autarquias da área. De destacar um livro com imagens e texto sobre a história da Lisnave em coautoria; outro sobre o Comércio , a Industria, o Turismo e o Desenvolvimento Sociocultural e Politico da Localidade Ribeirinha da sua autoria e ainda outro também da sua autoria intitulado Almada e a resistência antifascista que está dividido em duas partes: a primeira sobre personalidades importantes na intervenção socio-politica durante a repressão fascista, como o escritor do povo Romeu Correia, e a segunda parte sobre o associativismo e oposição na luta contra o regime.
Foi uma hora e meia de grande valor humano e cultural, assim como de interesse turistico e iconográfico.
André Parreira (CPTT, 11º D)