RUBRICA «CRÓNICA AO ESPELHO»
Rubrica do quotidiano com um número variável de textos em cada publicação. Nesta seguem-se três crónicas de autores diferentes.
O Meu Primeiro Dia de Aulas
São sete horas. Estou quase a entrar no primeiro ano de escolaridade.
Estou nervoso. Não sei o que me espera. Pergunto-me se estou preparado para esta nova etapa da vida. Passam umas horas e chega o momento solene.
- Anda, está quase na hora. Vou levar-te.
Acabo de chegar e a professora diz: - Olá, meninos. Vou ser a vossa professora. – A professora apresenta-se e diz os materiais que são precisos. A professora pede para nos apresentarmos.
Por fim, diz: - Por hoje já chega. Amanhã começamos a sério.
E assim foi o meu primeiro dia de escola.
Tiago Monteiro Ali (8ºF)
A Turma D
Foi no tempo da quarta classe.
Foi a minha primeira vez na turma D. Quando entrei, dei com os olhos numa rapariga de olhar castanho claro, cabelo comprido, sorriso de orelha a orelha, pele branca como a neve fria e cristalina.
A professora Carla Raposo apresentou-me à turma. Fui-me sentar ao lado dessa rapariga. Perguntei-lhe o seu nome e ela disse-me que se chamava Rafaela. Nesse momento o lápis caiu. Fomos apanhar o lápis ao mesmo tempo e demos uma cabeçada. A professora Carla perguntou se estávamos bem e nós dissemos que estávamos bem em coro e a turma toda riu-se, menos o João que ouviu as amigas da Rafaela dizer que eu era o pretendente ideal para ela. O João, no intervalo, ficou a olhar-me de lado e eu fui perguntar ao Estevão porque é que ele me olhava assim.
E o Estevão disse que era porque ele gostava dela.
Ao outro dia, eu dei um beijo à Rafaela e ele viu. Ficou furioso. Desde esse dia, o João ficou zangado comigo até ao 6º ano. Como ele chumbou, já não nos falamos. É pena.
Patrick Rodrigues (8º F)
No tempo do quarto ano
Lembro-me até hoje de um dia especial para mim. Teve um grande significado para mim. Tudo aconteceu há uns anos atrás. Na altura estudava na escola primária.
Eu e a minha turma estávamos reunidos à saída da sala de Inglês. Íamos ter a próxima aula que era Educação Física. Estava empolgada porque o nosso professor disse-nos que na primeira parte da aula íamos jogar ao jogo da mosca. Passados alguns minutos, começámos por fazer os exercícios propostos pelo nosso professor. Fiquei com algum receio porque tinha algumas dificuldades. Tenho alguns problemas motores desde nascença.
O professor disse-nos que íamos saltar trampolins e fiquei com medo e a tremer porque não queria saltar. Mas com a ajuda dos meus colegas, consegui fazer o salto. Saltei. Todos os que estavam na sala comigo aplaudiram por eu ter conseguido saltar e foi uma coisa que me emocionou muito.
Até agora lembro-me sempre desse dia.
Andreia Santos (8ºE)