Caminhada na Serra da Arrábida
Sob a orientação de vários professores, cerca de uma centena de aventureiros alunos, da Escola Sede do Agrupamento Professor Ruy Luís Gomes, saíram por volta das oito horas da manhã, em dois autocarros, rumo a Azeitão, para que se iniciasse a Travessia da Serra da Arrábida, que se concluiu cerca de catorze quilómetros depois, na praia do Portinho da Arrábida.
O Parque Natural da Serra da Arrábida abraça uma extensão de mais de dez mil hectares, é constituído por terrenos acidentados, situados na margem norte do estuário do Sado, na Península de Setúbal, cujo ponto mais elevado é alcançado a aproximadamente quinhentos metros de altitude.
Concluído o briefing dado pela professora Elsa, onde foram transmitidas as instruções de segurança indispensáveis para uma caminhada de grau de dificuldade elevado e as interdições referentes à travessia de um Parque Natural com reservas naturais e reservas integrais, foi iniciada a caminhada que levaria o grupo até ao Formosinho, ponto mais alto da Serra da Arrábida.
A caminhada foi feita em trilhos da natureza, e entre corridas, subidas, escaladas, caminhadas a passos largos e curtos, por caminhos enlameados, pedrosos ou mesmo à beira de precipícios. Por volta das duas horas da tarde começara a chegar ao cume da Serra da Arrábida o corajoso grupo de professores e alunos, que apesar das condições atmosféricas muito adversas e das pequenas quedas, mostrava uma ótima disposição e um vasto sentimento de objetivo muito bem cumprido.
O cume da Serra da Arrábida foi o local escolhido para o almoço.
Depois iniciou-se a descida rumo à Praia do Portinho da Arrábida. Após umas horas a caminhar, por volta das quadro da tarde, o grupo chega à última paragem, onde houve tempo para relaxar e recarregar energias depois de um dia de intensa atividade e exercício, muito proveitoso, com certeza, para a saúde e bem-estar de todos. Houve até alguns extra-corajosos que apesar do frio que se fazia sentir, tiveram a coragem de dar uns bons mergulhos, pelos vistos muito refrescantes.
A viagem de regresso terminou ao portão da escola pelas seis horas da tarde. Este dia 24 de Abril de 2014 ficará na memória da generalidade dos participantes, realmente, como um dia de aventura, em que não faltou a aprendizagem, a descoberta e sobretudo o companheirismo.
Mara e Ana Luísa (12ºD)