RUBRICA «CRÓNICA AO ESPELHO»
Rubrica do quotidiano com um número variável de textos em cada publicação. Nesta seguem-se duas crónicas de autores diferentes
Em jeito de despedida
Existem 365 ou 366 dias por ano e todos eles são dias especiais, alguns deles especiais a nível mundial, outros a nível nacional e ainda outros, e esses os mais importantes, os dias especiais a nível pessoal, os dias que cada pessoa considera especiais para si mesmo, ou por ser o dia da primeira entrevista de trabalho, ou por ser o dia do seu casamento, ou até por ser o primeiro dia numa escola nova.
Qual é o sentimento que guardamos do primeiro dia de escola primária, o primeiro dia de escola da nossa vida? É um sentimento de ansiedade, de medo? Não, porque ainda não existe noção, noção de que podemos gostar ou não gostar da escola, noção de que podemos darmo-nos bem ou não com professores, noção de que podemos conseguir fazer amigos ou não. Mas com o passar dos anos a noção vai estando cada vez mais presente nas nossas mentes, como esteve bem presente no meu primeiro dia de escola, na escola Professor Ruy Luís Gomes.
Era Setembro de 2012, e a caminho do meu primeiro dia de aulas, sabia o que ia encontrar, professores novos, colegas uns já conhecidos, outros desconhecidos... Questionava-me como iria ser este novo ano letivo, que estava a meros minutos de começar. Mal cheguei à escola, a minha ânsia começou logo a dissipar-se, ao voltar a ver rostos conhecidos, voltar a conversar com amigos que já não via nem conversava há “bastante” tempo, uns com quem já não estava à cerca de dois anos, outros que já não via à cerca de dois dias; ou ainda outros que conheci; todos serão com certeza amigos para todas as ocasiões. Com a ajuda dos meus colegas rapidamente fiquei a conhecer os “cantos à casa”, a minha primeira e atual impressão da escola foi muito positiva, uma escola bonita e acolhedora. Era agora altura de entrar para a aula de apresentação e conhecer o primeiro professor. Nos dias que se seguiram, conheci mais professores e o feedback foi muitíssimo positivo, professores muito humanos, preocupados com os alunos e ótimos profissionais. O tempo foi passando e entre aulas, apresentações de trabalhos, testes, testes e mais testes, mas também entre visitas de estudo e intervalos passados com colegas, o ano letivo chegou ao fim e depois dos exames e das posteriores e merecidas férias, recomeçou um novo ano letivo.
Era Setembro de 2013, começou o meu 12ºano, com alguns professores novos, alguns colegas novos e também novas amizades. Mais uma vez num feedback muitíssimo positivo. Ano esse que rapidamente passou, com muito estudo pelo meio: Está agora a dias de acabar, depois será altura de exames e ulteriormente será altura de decidir o meu futuro! Como será?...
Ana Luísa (12ºD)
Esta escola já me acolhe há seis anos. Acompanhei o crescimento e a evolução do novo edifício desta escola desde o início. Tive aulas nas salas antigas, depois durante as obras em contentores e “agora” nas salas novas. Tive amigos que me acompanharam desde o meu sétimo ano até ao 12º ano e outros que conheci recentemente. Quanto aos professores, de todos gostei muito e muito me ajudaram a chegar onde estou e quem sou. Esta escola foi o meu percurso escolar, acompanhou o meu anseio em relação aos testes e às apresentações de trabalhos, tendo também acompanhado as minhas amizades.
O ensino secundário tem sido a fase escolar que me tem despertado a consciência para um nível mais intenso e forte, sendo a altura mais importante para decidir o meu futuro. Eu já tomei algumas decisões, mas algumas dúvidas persistem. Não é fácil escolher o que se quer para o resto das nossas vidas.
Sempre fui aplicada e estudiosa e até rituais de concentração eu tive. Antes dos testes eu ouvia uma música para me acalmar e concentrar.
No geral, gostei muito de frequentar esta escola e se tivesse hipótese de alterar a minha escolha, não a alteraria.
O meu tempo aqui foi muito produtivo e tudo o que aprendi vai contribuir deveras para a minha vida, pois é um sério contributo para a minha experiência de vida.
Mara Vidal (12ºD)