O dia 3 de Dezembro não foi esquecido no Agrupamento Vertical de Escolas Professor Ruy Luís Gomes, na medida em que os docentes de Educação Especial das diversas escolas promoveram actividades diversificadas para comemorarem o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esta iniciativa teve como principais objectivos: respeitar a diferença; sensibilizar a comunidade educativa para as diferentes problemáticas; partilhar interesses numa perspectiva inclusiva.
Na Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Professor Ruy Luís Gomes os alunos e os professores de Educação Especial distribuíram panfletos alusivos ao dia e sensibilizaram a comunidade educativa para o dia da pessoa portadora de deficiência.
Na Escola Básica nº1/JI do Alfeite a sensibilização iniciou-se pela apresentação, a toda a comunidade escolar, de um livro em PowerPoint no ginásio pela professora Raquel Constâncio e a aluna Sara Mendonça: “Tita - A Coelhinha Diferente”. Na entrada do ginásio, todos receberam um panfleto, de forma a reflectirem sobre as imagens e a frase dada. Posteriormente, e dando sequência às dúvidas dos alunos, apresentou-se também um Power Point com o título ”Dia Mundial da Pessoa com Deficiência – Viva a diferença”, onde se falou sobre a deficiência motora, visual, auditiva, mental, as dificuldades e capacidades de cada deficiência.
Seguidamente, na parte do recreio, a comunidade educativa pôde realizar algumas actividades práticas/jogos em que puderam sentir a dificuldade de não ter um órgão ou um sentido! Com a colaboração dos professores de Educação Física, jogou-se “O Futebol” com algumas particularidades: uma enorme baliza e três guarda-redes de olhos vendados. Com uma bola enrolada em sacos de plástico para que produzisse som, o escolhido, chutou a bola para a baliza. Os guarda-redes, através do som dos sacos de plásticos enrolados na bola, tentaram defender...uma vez que estavam de olhos vendados, tudo foi mais difícil!
Outro jogo foi “O guia” a pares: um aluno fez de guia e outro de "cego". Os guias tiveram de guiar os "cegos" tendo em conta o circuito criado e depois inverteram-se os papéis, para que todos pudessem passar pela mesma dificuldade... O guia tinha mesmo de ter muita atenção, caso contrário iria bater em muitos obstáculos.
O último jogo foi “O volley”. Sentados no chão de pernas à chinês tentaram jogar volley sem nunca se poderem levantar... foi complicado, mas assim todos perceberam a dificuldade!
Experimentaram a sensação de andar de Cadeira de rodas, disponibilizada pela Cercizimbra, com os pés atados de forma a chegar a um objectivo.
De tarde ficaram as sugestões para realizar actividades de sensibilização dos alunos: escrever/pintar com a mão menos utilizada; colar objectos com os olhos vendados; composição sobre o tema:”Se eu tivesse que me vestir sem ver.”; realizar tarefas definidas pelo professor utilizando a língua gestual.
Na Escola Básica nº1 do Laranjeiro, o professor Pedro Vicente e os seus alunos pesquisaram na internet informação com o objectivo de sensibilizarem a comunidade educativa através da entrega dos separadores de livros que realizaram com grande empenho e dedicação.
Na Escola Básica Nº 2 do Laranjeiro, os docentes de Educação Especial organizaram uma actividade baseada num jogo. No início houve o visionamento de um filme onde se apresentaram três crianças, uma com deficiência motora, outra com deficiência visual e por fim uma com deficiência auditiva. O filme relatava como era a sua vida em casa e na escola, as adaptações que tinham em ambos os ambientes. De seguida, realizaram um jogo baseado nos três alunos. O jogo tinha como título "Acessibilidades" e consistia em actividades didácticas, como puzzles, pinturas de desenhos e perguntas. Por fim, os alunos em conjunto fizeram um grande painel sobre o que estiveram a explorar.
Com este dia os alunos tiveram a oportunidade de fazer actividades diferentes, de se divertirem e de aprenderem o valor do respeito e da amizade.
A DIFERENÇA ESTÁ EM CADA UM DE NÓS !!!
Raquel Constâncio