Visita de Estudo ao Museu do Trabalho
No passado dia 13 de janeiro as turmas do 10º ano, 11ºD do Curso Técnica de Vendas e a turma do Curso Vocacional 3 realizaram uma visita de estudo ao museu do Trabalho em Setúbal das 9:00 às 11:30, devidamente acompanhados de quatro professores.
À chegada, o guia apresentou-se e mostrou o mais interessante do museu e da fábrica, nomeadamente centenas de instrumentos musicais, fotografias, recolhas de literatura popular e de instrumentos; e materiais ligados ao trabalho: da pesca, da indústria conserveira e da cortiça. O guia mostrou também as mercearias de antigamente e como funcionavam. De seguida, levou o grupo à parte da agricultura, onde as máquinas antigas eram bem diferentes das de hoje: semeavam e cortavam as palhas de uma maneira completamente diferente.
A seguir, os alunos foram à fábrica de conserva de peixes, na qual se podia ler e ver, passo a passo, como se conserva e enlata uma sardinha. Antigamente, os trabalhadores daquela fábrica trabalhavam 14 a 17 horas por dia enquanto o peixe não acabava. Quem fosse apanhado a falar em horário de trabalho, no máximo de três vezes, era demitido; e todos os patrões eram aconselhados a não contratar o trabalhador em causa.
Também viram a imagem de uma mulher que estava grávida e que, dois dias depois de ter o seu bebé, teve de regressar à fábrica para trabalhar acompanhada da filha que punha num caixote, sendo que a filha praticamente cresceu e começou a trabalhar na fábrica juntamente com a mãe.
A visita foi muito instrutiva e interessante, com a ajuda do guia, atencioso e divertido. Todos gostaram.
Ruth Costa (CPTV 2º ano)