Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Unidade A. Multideficiência Interação entre a escola e a comunidade

Interação entre a escola e a comunidade

O dia 9 de fevereiro foi marcado por uma atividade nova na nossa escola! As alunas da Unidade, em conjunto com os colegas do 8º A, da professora Amália Marques, no âmbito da disciplina de Português, iniciaram uma partilha de saberes com uma instituição da nossa comunidade, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Laranjeiro e do Feijó – ARPILF.

Este encontro foi previamente organizado pelas responsáveis de cada grupo e visou uma interação no âmbito da troca de experiências, ao nível dos provérbios, histórias de vida, fábulas, ditos populares jogos e receitas traicionais.

De modo a que todos participassem, foram constituídos vários grupos. Os alunos do 8º ano prepararam uma entrevista para os idosos, sendo que a mesma também facilitou a aproximação. Em cada grupo estava uma aluna da Unidade.

No final, o balanço foi muito positivo tendo os idosos manifestado total disponibilidade para o desenvolvimento de ações com estas características.

Ficou agendado um novo encontro ainda no 2º período, mas desta vez na ARPILF.

Pensamos que esta iniciativa foi benéfica para todos os envolvidos e em especial para os jovens, pois no âmbito da cidadania, é necessário uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma etapa da vida, sendo que as práticas, a cultura e o saber construído ao longo do tempo pelos idosos, representam uma mais-valia.

Actualizado em Sexta, 20 Fevereiro 2015 19:18