Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

 1000 Tsurus pela Ucrânia. Que o nosso desejo pela Paz se realize!

Agradecemos a colaboração de todos! Clique aqui para aceder ao padlet. 

 
Atividade solidária “Ucrânia estamos contigo”
 
Esta semana a Biblioteca Escolar alargou a atividade iniciada pela professora Florbela Lopes e pelos professores de Português convidando os alunos a escreverem mensagens de apoio ao povo ucraniano.
O átrio de entrada da escola vestiu-se com as cores da bandeira ucraniana num mural onde estão a ser colocadas mensagens de força, conforto e esperança.
A professora Anabela Salvado e a área disciplinar de Matemática juntaram-se à iniciativa e nos próximos dia iremos construir 1000 TSURUS, pois segundo uma antiga lenda japonesa se dobrarmos mil tsurus os deuses realizarão o nosso mais profundo desejo, a PAZ.
Desejamos que a PAZ volte novamente a fazer parte das vidas de todos os ucranianos e agradecemos a participação dos alunos nesta iniciativa.
 
 
 
 
 

14 de março, dia do 

 

 

Mas, afinal, o que é o Pi?

Clica aqui para assistires ao episódio 9 da Temporada 1

da série "Isto é Matemática".

 

 

 

O 7º F participou no 1º Concurso de Educação da Geo Logica com uma frase sobre a Geologia e a sua importância na sociedade em que vivemos. A turma foi uma das vencedoras com a frase "Sem minerais não há Tecnologia". Numa 2ªfase irá participar num GeoQuiz.

PARABÉNS! 

Para mais informações consultar aqui

 

 
No dia 16 de Fevereiro, no âmbito do PESES, os alunos do ensino secundário e do 9º ano acompanhados dos respetivos professores assistiram à peça de teatro "Deixemos o sexo em Paz", monólogo, representado pela atriz Maria Paulos.
A peça abordou o tema da sexualidade de forma leve, divertida e com muito humor permitindo desmistificar idéias e mitos que, atualmente, ainda continuam na sociedade e a ser difícil de falar com os jovens.
Alunos e professores gostaram muito,  pois muita gente pensa que sabe tudo sobre sexo mas na realidade sabe muito pouco. No decorrer da peça, a atriz mencionou, entre outras, a história de Adão e Eva. 
Por fim, queremos agradecer à atriz pelo excelente trabalho e a todos os professores envolvidos na iniciativa.
Ficamos à espera de mais! 
 
Érica, 10ºA
Profª Florinda Monteiro
 
 
 
I Erasmus + Inclusion for a Brighter Future I Figueres, Espanha_10 a 14 jan I
 
No âmbito do programa Erasmus +, desenvolveu-se uma atividade, sob o lema ‘Goal Inclusion – not one less’, no Institut Narcis Monturiol, em Figueres, Espanha, onde estiveram presentes dois alunos e dois professores da nossa escola.  Os diversos alunos e professores de seis países diferentes participaram em workshops dedicados à inclusão, tanto de alunos estrangeiros, ou provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos, bem como dos alunos com necessidades educativas especiais. 
Houve oportunidade de ‘viver’ o primeiro dia de um aluno estrangeiro na escola, fazer o ‘caminho’ burocrático da matrícula e os primeiros contactos dentro da escola, e ainda assistir e participar na primeira aula de Catalão, talvez o passo mais importante neste caminho da inclusão. 
Tivemos oportunidade de visitar as instalações onde funcionam diversos cursos vocacionais e profissionais que são alternativas à escolaridade regular.
Além de todas as atividades na escola, houve tempo para visitas culturais, quer em Figueres, a cidade que nos acolheu tão bem, e onde nasceu o famoso pintor Salvador Dali, cujo museu visitámos com uma guia espetacular, quer a próxima cidade de Girona e a grande Barcelona, onde as respetivas guias nos mostraram os principais pontos turísticos.
Foi mais uma experiência marcante e muito enriquecedora para todos, tanto a nível pessoal, como profissional e académico.
 
Testemunhos dos alunos aqui
 
 

Canguru Matemático 2022

Os nossos alunos irão, mais uma vez, participar na Prova "Canguru Matemático sem fronteiras 2022". As provas serão realizadas em duas datas distintas: 23 de março, das 15h às 16h30, para os alunos do 5.º ao 12.º ano; 30 de março, das 15h às 16h30, para os alunos dos 3.º e 4.º anos. Para mais informações gerais, pode ser consultado o site oficial, a divulgação interna ou o cartaz do evento. Como forma de se prepararem, os alunos participantes devem consultar o arquivo de provas realizadas em anos anteriores e resolver provas adequadas à sua categoria, mas também podem aceder à Página de testes do Canguru! e resolverem um quiz adequado à sua categoria. A todos os participantes, desejamos boa sorte e excelentes desempenhos!

 

 

Dia Internacional da Matemática 2022

Os Professores de Matemática decidiram juntar-se, mais uma vez, à comemoração do Dia Internacional da Matemática, que se celebrará a 14 de março. Em 2022, o tema proposto é "A Matemática Une". Este tema foi proposto por Yuliya Nesterova, estudante da Universidade de Otava, Canada, que explica a sua escolha "A matemática une, para sinalizar que é uma linguagem comum que todos temos e um assunto comum com o qual nos encontramos"

Neste âmbito, é lançado o DESAFIO de nos conectarmos através de fotos com matemática! Os participantes devem enviar as fotos ao seu Professor de Matemática até ao dia 25 de fevereiro. Mais informações podem ser consultadas aqui.

 

 

 


Pág. 2 de 10

logotipo_escola_s.jpg


Eco Escolas

Em linha

Temos 26 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje930
mod_vvisit_counterOntem683
mod_vvisit_counterNeste mês31898
mod_vvisit_counterMês anterior61596
mod_vvisit_counterDesde 15-7-102773878

23 Maio, 2022