“O sentimento que nos invade quando olhamos para uma imagem não deve ser distinto da imagem nem de nós mesmos. O sentimento, a imagem e nós mesmos somos unidos num só mistério.” René Magritte
IMPRESSÕES DE LEITURA
“Impressões de leitura” surge-nos como proposta de projeto fotográfico alicerçado na leitura do conto “meu amigo, o velho”, do livro histórias daqui e dali, de Luís Sepúlveda.
Foi entre as imagens das palavras e as palavras das imagens (escrita visual / imagem textual) que procurámos um caminho de múltiplas dimensões, reivindicadas por esta relação que se estabelece entre a palavra e a imagem, mas também pelo espaço que lhes pertence e lhes confere outros sentidos.
As imagens são consequência do entusiasmo, da preocupação e do compromisso do seu narrador visual. Acreditamos que têm, por isso, a capacidade de vos persuadir a compreender as intenções e os sentimentos dos seus narradores mas também daqueles ou daquilo que, porventura, as integram.
Reconhecemos que, ao posicionarmo-nos diante de uma imagem, esta permite-nos, enquanto observadores, envolvermo-nos com o tema e partir para a exploração objetiva ou subjetiva do seu conceito. Sabemos também que é essencial que a imagem sobreviva pela sua qualidade de execução formal e técnica e, sobretudo, que se garanta uma boa exposição, permitindo que entre os seus pares, de imagens, se estabeleçam boas relações de harmonia, onde o significado de cada uma se possa realçar individualmente.
Foi este o “fio condutor” do nosso projeto! Acreditamos ter conseguido e, por isso, apelamos ao vosso olhar, às vossas impressões, ... às vossas emoções.
Apelamos, por fim, a que todo o corpus do nosso trabalho se consiga revelar um retrato de nós mesmos.
VISITEM-NOS!
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE FOTOGRAFIA_PROJETO INTERDISCIPLINAR (PORTUGUÊS/P.P.F)