Artigo de opinião sobre as Atividades da Educação Especial
De entre os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Atividades de Vida Diária, aprendemos também a fazer bolos, salgados, sobremesas e como preparar um pequeno-almoço e um almoço.
Aprendemos as regras para estar numa cozinha em segurança, a pôr a mesa, lavar, limpar e arrumar a loiça, organizar e etiquetar os ingredientes nos armários.
Pesquisamos e interpretamos as receitas e vamos ao supermercado comprar os ingredientes para a sua confeção.
Quando temos Atividades de Vida Diária descobrimos sempre coisas novas.
Nós também gostamos de comemorar efemérides que são importantes para nós.
No passado dia 3 de dezembro assinalámos o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. Por isso convidámos a Dulce, uma aluna cega que frequenta o Externato Zazzo, que chegou acompanhada pelo Professor Baltazar. No auditório apresentámos o filme: “A História de Helen Keller”, seguido de debate sobre a deficiência visual. Os alunos colocaram algumas perguntas à Dulce que falou um pouco sobre o seu dia-a-dia.
No dia 16 de dezembro nós os alunos da Educação Especial da escola sede do agrupamento deslocamo-nos a EB1/JI do Laranjeiro para apresentar um conto: “A verdadeira história de Natal”.
Chegámos lá, sentámo-nos com os meninos do pré-escolar para assistirmos à apresentação do conto pela nossa colega Luísa. No fim da história, os nossos colegas exibiram uma coreografia de um mix de músicas de Natal. Em seguida distribuímos doces a todos os meninos e visitámos as salas.
Regressámos à nossa escola para preparar o lanche de Natal que decorreu durante a tarde com a presença de alguns membros da Direção.
Alunos de Educação Especial
Poema
Numa noite tão especial,
Vê-se o pinheiro a brilhar,
Há luz do luar,
Já se vê as prendinhas no chão,
Já se sente a magia,
E na manhã seguinte abro as prendinhas,
E recebo um camião.
Joana Figueiredo (7ºA)