Artigo de opinião sobre os Cursos Profissionais na RLG
A escola professor Ruy Luís Gomes tem vindo a desenvolver novos projetos no âmbito de dar uma maior diversidade de oportunidades de escolha aos alunos, no que respeita aos cursos profissionais e aos CEF. Nas áreas profissionais do 10º ao 12º anos funcionam cursos de técnico de turismo, técnico de vendas, técnico de fotografia e técnico de secretariado. Já no que respeita aos CEF (cursos de educação e formação) estão a decorrer os cursos de jardinagem e de práticas administrativas, tendo acabado o ano passado o de mecânica.
Os cursos profissionais de turismo e de fotografia têm colaborado em conjunto com a direção da escola nos eventos realizados na escola-sede e em todos os do agrupamento. A iniciativa tem sido reconhecida por todos docentes e também pela comunidade educativa em geral. Os estudantes têm adquirido experiência e maturidade profissionais, o que os ajudará no futuro, quando entrarem no mundo de trabalho.
Os técnicos de turismo têm sido parte integrante da organização, exercendo tarefas administrativas e de relações públicas. Já os técnicos de fotografia têm feito a reportagem fotográfica dos eventos e fornecido material para a divulgação no Jornal Digital RLG Reportagem.
A colaboração destes técnicos em formação tem vindo a revelar progressos pelo exercício da prática e da teoria, aprendidas dentro e fora da sala de aula ao longo dos três anos de cada curso.
Em relação aos eventos já realizados, de destacar o seminário “Que Futuro para o território educativo do concelho de Almada?” no qual os alunos do curso profissional de técnico de turismo e o curso profissional de técnico de fotografia estiveram presentes e asseguraram a boa receção dos participantes.
Outro evento realizado foi o Seminário “Autonomia e Liderança Distribuída para a Aprendizagem e Equidade”, que decorreu no auditório da nossa escola, sobre a política educativa, durante a qual os alunos voltaram a assegurar a parte administrativa, relações públicas e cobertura fotográfica.
Ainda a título de exemplo, a cerimónia do quadro de mérito que se realiza todos os anos, contou com a participação destes alunos e com o seu entusiamo profissional.
Estes eventos valem, não só pela dinâmica escolar, como também pela oportunidade pedagógica de os alunos adquirem verdadeira experiência de trabalho.
Beatriz Teixeira e Joana Monteiro (CPTT, 10ºC)