No nosso Agrupamento não paramos! São os alunos e o gosto pela transmissão de saberes que nos movem.
Desta vez, no dia 30 de abril do corrente ano, realizámos o percurso Queirosiano em Sintra, no âmbito da disciplina de Português.
O mencionado trajeto insere-se no círculo do estudo da obra Os Maias, de Eça de Queirós.
Assim, os alunos do 11º ano tiveram a oportunidade de vivenciar os passos de Carlos da Maia procurando Maria Eduarda. Nesta “perseguição” empreendida pela personagem, foi possível apreciar a Sintra da época queirosiana, descrita no Capítulo VIII, bem como observar o mesmo espaço nos dias de hoje, tão diferente, mas pleno da mesma magia.
Contámos com dois guias disponibilizados pela Câmara Municipal de Sintra, o que congregou um recurso valioso, por serem profissionais com uma vasta sabedoria relativamente aos diferentes espaços enunciados na obra, mas igualmente detentores de pormenores respeitantes ao romance em si e a outros autores que por aquele sítio passaram ou a que a ele se referiram nas suas obras. Sem dúvida, um roteiro a repetir.
Somos gratos a todos os professores e alunos pela participação e companhia, assim como aos guias já mencionados, sem esquecer o nosso ilustre escritor, Eça de Queirós.