Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Departamentos Curriculares Matemática C. Experimentais
Matemática e Ciências Experimentais

Matemática para um Mundo Melhor

Em 2021, o tema proposto para celebrar o Dia Internacional da Matemática foi Matemática para um Mundo Melhor e o desafio lançado foi a elaboração de um Cartaz alusivo ao tema.
A  escola participou e os nossos cartazes fazem parte das paredes desta exposição virtual. Visite -a em https://www.artsteps.com/embed/60d0f3095480aef656bfc0bc/560/315
 
 

 

 

Trabalhos dos alunos 2020/2021-Área disciplinar de Matemática

Com o ano letivo a terminar, partilhamos com a Comunidade Escolar os trabalhos que os alunos realizaram, no âmbito da comemoração do dia 14 de março, Dia Internacional da Matemática.
 
Estão todos de PARABÉNS, seja pela qualidade, seja pelo empenho e dedicação que colocaram na sua realização.
 
 
Ver trabalhos em:  

 
 
 

O Dia Internacional da Matemática (IDM)  foi proclamado pela UNESCO, na 40ª sessão da Conferência Geral, em 2019. Todos os países são convidados a participar nas atividades. Em https://www.idm314.org/index.html podem encontrar algumas iniciativas previstas para este ano.

Em 2021, o tema é MATEMÁTICA PARA UM MUNDO MELHOR.  Em https://betterworld.idm314.org/index_pt.html podem encontrar algumas aplicações da Matemática no nosso dia a dia.

Este ano, o Agrupamento decidiu associar-se à comemoração deste dia propondo atividades para os diferentes níveis de ensino. Esperamos publicá-las no final do mês!

 

 

Canguru Matemático sem Fronteiras 2020

 

O agrupamento participa, mais uma vez, na iniciativa internacional "Canguru Matemático sem Fronteiras".

Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

A prova realiza-se, nas instalações do agrupamento e em todos os países participantes, no próximo dia 19 de março, 5ª feira, das 14:30 às 16:00.

O agrupamento participa nas categorias Mini-Escolar II (3.º ano), Mini-Escolar III (4.º ano), Escolar (5.º e 6.º anos), Benjamim (7.º e 8.º anos), Cadete (9.º ano) e Júnior (10º e 11º anos).

As provas são individuais com a duração de 1h30m. Não é permitido o uso de calculadora nem de computador. Os alunos respondem na folha de prova a cerca de 15, 20 ou 30 questões de resposta múltipla com dificuldade crescente.

As  provas  dos  anos  anteriores  e os testes de preparação, encontram-se  disponíveis  no  site  da  SPM (Sociedade Portuguesa da Matemática).

 

This is your time....to make a difference!

No passado dia 30 de maio, a turma 10ºC apresentou à comunidades escolar o trabalho desenvolvido, durante este ano letivo no projeto etwinningThis is your time....to make a difference!”,  em parceria com alunos de escolas da Itália, Turquia, Chipre, Roménia e Grécia.

O projeto tem como objetivo promover a cidadania ativa e levar os alunos a dar sugestões e propor soluções para questões atuais relacionadas com o meio ambiente, a discriminação social / diversidade.

Os temas tratados foram “Violência Doméstica”, “Desigualdades”, “Pobreza”, “Conflitos Religiosos” e “Deflorestação”.

O projeto foi desenvolvido nas aulas de MACS no âmbito da Cidadania e terá continuidade no próximo ano letivo.

 


Pág. 1 de 2