Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Departamentos Curriculares Matemática C. Experimentais
Matemática e Ciências Experimentais

This is your time....to make a difference!

No passado dia 30 de maio, a turma 10ºC apresentou à comunidades escolar o trabalho desenvolvido, durante este ano letivo no projeto etwinningThis is your time....to make a difference!”,  em parceria com alunos de escolas da Itália, Turquia, Chipre, Roménia e Grécia.

O projeto tem como objetivo promover a cidadania ativa e levar os alunos a dar sugestões e propor soluções para questões atuais relacionadas com o meio ambiente, a discriminação social / diversidade.

Os temas tratados foram “Violência Doméstica”, “Desigualdades”, “Pobreza”, “Conflitos Religiosos” e “Deflorestação”.

O projeto foi desenvolvido nas aulas de MACS no âmbito da Cidadania e terá continuidade no próximo ano letivo.

 

Citizenship: Transforming Local to Global

A turma do 5.°D esteve envolvida este ano letivo no projeto de eTwinning "Citizenship: Transforming Local to Global" em conjunto com escolas de Espanha, da Turquia, de Itália e da Grécia.

Neste projeto os alunos compreenderam o que é ser cidadão e quais os seus direitos e deveres. Tomaram conhecimento da existência dos Direitos Humanos e dos seus 30 artigos. Desenvolveram atividades sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, construindo um jogo que partilharam com toda a comunidade escolar no dia do Agrupamento. Elaboraram e trocaram postais com os alunos das escolas que fazem parte deste projeto e fizeram ainda uma videoconferência com os alunos da escola espanhola.

Toda esta aprendizagem levou à mudança de atitudes para com o ambiente.

Os alunos da turma recolheram tampas e diminuíram o desperdício de papel na sala de aula, separando todo o papel do lixo comum.

Parabéns aos alunos pelo seu empenho e dedicação.

 

 

Canguru Matemático sem Fronteiras 2019

 

O agrupamento participa, mais uma vez, na iniciativa internacional "Canguru Matemático sem Fronteiras".

Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

A prova realiza-se, nas instalações do agrupamento e em todos os países participantes, no próximo dia 28 de março, 5ª feira, das 14:30 às 16:00.

O agrupamento participa nas categorias Mini-Escolar II (3.º ano), Mini-Escolar III (4.º ano), Escolar (5.º e 6.º anos), Benjamim (7.º e 8.º anos), Cadete (9.º ano) e Júnior (10º e 11º anos).

As provas são individuais com a duração de 1h30m. Não é permitido o uso de calculadora nem de computador. Os alunos respondem na folha de prova a cerca de 15, 20 ou 30 questões de resposta múltipla com dificuldade crescente.

As  provas  dos  anos  anteriores  e os testes de preparação, encontram-se  disponíveis  no  site  da  SPM (Sociedade Portuguesa da Matemática).

 Divulgação dos resultados

 

Visita de estudo ao CERN

Entre os dias 5 e 9 de Março realizou-se uma Visita de Estudo ao CERN, na cidade de Geneve, na qual participaram 19 alunos do 1º Agrupamento. Nesta visita os alunos foram acompanhados pelos Professores Maria José Soares, Maria da Graça Fernandes, Margarida Meirinhos, Miguel Franco e Francisca Angelino.

Continuar...
 

ProbleMATizando - XVII concurso distrital de resolução de problemas de Matemática

ProbleMATizando é  um  concurso  de  resolução  de  problemas  de  Matemática  organizado conjuntamente pela Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa e o Núcleo Regional de Évora da Associação de Professores de Matemática.

Este concurso é destinado aos alunos do 3º ciclo de ensino básico, no âmbito da disciplina de Matemática.

A nossa escola participa neste concurso, decorrendo a 1ª fase no próximo dia 9 de fevereiro das 14h:30 ás 16h na sala D1:02

Parabéns aos alunos Paula Chen do 7º B, Gil Serrano do 9ºA e Cátia Chen do 9ºD, pela passagem à 2ª fase do concurso.

A 2ª fase decorrerá no dia 21 de março das 14h30 às 16h. na sala D1:02.

Renovamos os parabéns ao Gil Serrano. Foi apurado para a fase final, do concurso, que teve lugar no dia 18 de abril, na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, em Vila Viçosa.

Aguardamos, ansiosamente, os resultados dos alunos vencedores.

Ficámos a saber os resultados finais. O Gil Serrano ficou classificado no 3º lugar. Parabéns ao Gil. Estamos todos orgulhosos pela sua excelente prestação

A entrega de prémios decorrerá dia 5 de Maio, no EvoraMAT, em Portel.

 


Pág. 1 de 2