Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Departamentos Curriculares Ciências Sociais e Humanas
Ciências Sociais e Humanas

Informa-se que, na semana de 9 a 13 de maio, irá decorrer a fase de apuramento das II Olimpíadas da História, destinadas a todos os níveis de ensino da escola sede do Agrupamento Professor Ruy Luís Gomes. A fase final terá lugar na BECRE, na  semana de 23 a 27 de maio.

 

 

Conferência com António Sousa Mendes

António de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) presenteou a nossa escola com uma conferência Magna no dia 31 de março pelas 11 horas.

O auditório foi pequeno para a população escolar que quis saber mais sobre este Cônsul “desobediente”, que ofereceu a liberdade a milhares de judeus aquando da Segunda Guerra Mundial. Contextualizou, dizendo que o seu avô, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus e no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi, na Segunda Guerra Mundial, desafiou ordens do ditador António de Oliveira Salazar e concedeu, consequentemente, milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados de várias nacionalidades, que tinham como objetivo fugir da guerra, fugindo de França em 1940. Toda a informação teve como base os mais variados suportes icónicos; situação que ofereceu aos alunos a possibilidade de conhecer  melhor este político nacional, que defendeu como podia tantos mártires de guerra.

António de Sousa Mendes - com uma energia e motivação contagiante - disse aos presentes que a sua família foi sempre movida pelo sonho de libertar o homem comum dos laços estreitos de guerra, que conduzem inegavelmente ao desaire e à morte.

 

 

 

“Assembleia Popular” – Um exercício de cidadania

Na sexta-feira, dia 20 de maio, a nossa escola esteve representada pelas alunas Arielle Delgado, Cristiana Marques, Mariana Monteiro e Marinela Moreira, do 1º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, no evento, “Assembleia Popular” – Um exercício de cidadania, onde se deram voz a questões relativas ao tema: Património Cultural, acessibilidade e desenvolvimento, no Museu da Cidade de Almada.

O Dr. João Valente, dinamizador da atividade e responsável pelo espaço do Museu, contou, tanto com a presença de alunos do Secundário e professores de seis escolas do concelho, como com cinco dos responsáveis pelo poder local, com particular destaque para o presidente da câmara municipal, Sr. Joaquim Judas.

Mais uma vez nos podemos orgulhar do desempenho dos nossos alunos, nomeadamente dos do Curso Profissional de Turismo que, quer dando voz às questões do Património Cultural Local, em ações públicas, quer realizando trabalho meritório nos locais de estágio (como por exemplo o caso do Miguel Freitas, do 12º C, que nos recebeu e acompanhou neste evento), o fazem de forma empenhada e dando sempre o seu melhor.

 

Concurso “Castelos de Portugal”

Para celebrar as reconquistas dos Reis Portugueses ao longo das lutas contra os muçulmanos pelo território, uma disputa que durou mais de 100 anos, de 1128 a 1253, os alunos de 5º e 6º ano, na disciplina de História e Geografia de Portugal, recrearam alguns castelos medievais.

VISITA A EXPOSIÇÃO na BIBLIOTECA, de 19 A 26 DE MAIO, e VOTA no castelo mais original e criativo.

 


Pág. 1 de 2