Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Educação Especial
Educação Especial

Festividades

As professoras Ana Araújo, Paula Barroca e Sandra Marques comemoraram diversas festividades com os alunos de Educação Especial.

No dia 16 de outubro de 2014, as docentes dinamizaram diferentes atividades, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, com vista à sensibilização dos alunos para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Foram elaborados cartazes sobre a temática e foram confecionadas espetadas de fruta.

No dia 31 de outubro, foi também comemorado o Dia das Bruxas. Além dos cartazes e das decorações alusivas à festividade, os alunos confecionaram uma sopa de abóbora que, posteriormente, degustaram.

No dia de S. Martinho, comemorado no dia 12 de novembro por conveniência do horário dos discentes, estes analisaram a lenda e efetuaram uma recolha de provérbios e adivinhas alusivas à data. Posteriormente, assaram as castanhas e distribuíram-nas em cartuchos, juntamente com um marcador de livro com provérbios acerca do S. Martinho. No final, realizou-se um almoço-convívio.

 

YOGA

No dia 20 de março, os alunos de Educação Especial tiveram oportunidade de praticar Yoga. Assim, a professora Vanda Freitas, diretora do Centro de Yoga da Costa de Caparica, deslocou-se à nossa escola para dinamizar uma aula de Yoga para jovens, desenvolvendo técnicas de concentração e relaxamento.

Continuar...
 

Papel reciclado

No dia 21 de março, os alunos de Educação Especial receberam a visita da professora Julieta que veio ensinar a reciclar papel, contribuindo assim para um ambiente mais saudável…

 

Atividades 1º Período

ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA - COZINHA
Em Atividades de Vida Diária, os nossos alunos aprenderam a fazer bolos, salgados, sobremesas, como preparar um pequeno-almoço, um almoço e um lanche. Aprenderam normas e regras de segurança, pôr a mesa, lavar, limpar e arrumar a loiça, organizar e etiquetar os ingredientes nos armários. Pesquisaram e interpretaram receitas e foram ao supermercado comprar os ingredientes para a sua confeção.


DIA INTERNACIONAL DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA
No dia 3 de dezembro foi assinalado o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, para isso convidamos a Dulce, uma aluna cega que frequenta o Externato Zazzo, que chegou acompanhada pelo Professor Baltazar. No auditório apresentamos o filme: “A História de Helen Keller”, seguido de debate sobre a deficiência visual. Os alunos colocaram algumas perguntas à Dulce que falou um pouco sobre o seu dia-a-dia.


ALMOÇO CONVÍVIO
Depois de uma visita ao supermercado local, confecionamos o nosso almoço convívio.


UM CONTO DE NATAL NO JARDIM DE INFÂNCIA
No dia 16 de Dezembro os alunos da Educação Especial da escola sede do agrupamento deslocaram-se a EB1/JI do Laranjeiro para apresentarem um conto: “A verdadeira história de Natal”. A Luísa apresentou o conto e um grupo de alunos exibiram uma coreografia de um mix de músicas de Natal. Em seguida distribuímos doces a todos os meninos e visitamos as salas.


FESTA DE NATAL
De regresso à escola, após a apresentação do conto, preparamos a nossa festa de Natal que decorreu durante a tarde com a presença de alguns membros da Direção.

 

Carnaval

Os alunos de Educação Especial da escola sede fizeram uma pesquisa sobre o Carnaval de Veneza com o objetivo de elaborar máscaras alusivas a esta temática. Assim, foram criadas e pintadas algumas máscaras, nas quais se usaram também materiais reciclados, o que resultou numa exposição.

Continuar...
 


Pág. 3 de 4