Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Complemento Curricular Educação para a Saúde
Educação para a Saúde

No dia 1 de junho, entre as 10:00h e as 11:00h, irá decorrer o Webinar sobre o tema Profissões sem Género - O lugar das mulheres na engenharia e tecnologia. 

Público-alvo: docentes e alunos/as do 9º ano e ensino secundário.

As profissões não têm género, assim, trabalhar nas áreas de engenharia e tecnologia não tem de ser uma opção apenas para jovens do sexo masculino.

Neste webinar vai ser partilhado o testemunho e experiências de engenheiras da E-Redes, na 1ª pessoa, que procurarão também responder a dúvidas e questões que nos cheguem através da inscrição.

Contamos com a partilha de:

  • Cláudia Gaspar: Engenheira no Departamento de Tecnologia e Normalização da E-REDES e Coordenadora do Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros da Região Centro. 
  • Rita Pires: Com mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico.
  • Catarina Oliveira: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e mais recentemente uma pós-graduação em Knowledge Management and Business Intelligence pela Nova IMS.

Uma sessão que se pretende interativa e de reflexão sobre profissões, o mundo do trabalho e o prosseguimento de estudos, combatendo os estereótipos que condicionam as opções escolares e de carreira e promovendo a igualdade de oportunidades para raparigas e rapazes.

 Inscrições aqui

Nota: Não haverá emissão de certificados, nem envio de materiais.

 

Dia Mundial da Higiene das Mãos

Implementação de ações comemorativas e promocionais da higiene das mãos e precauções

A Direção-Geral da Saúde através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), vai assinalar o dia Mundial de Higiene das Mãos (DMHM) no dia 4 e 5 de maio de 2022 e promove também a Semana das Precauções Básicas de Controlo de Infeção (PBCI) que inclui a higiene das mãos e a etiqueta respiratória entre outras medidas e decorre entre 2 a 6 de maio de 2022. Para este ano, a OMS acentuou a UNIÃO DE TODOS na promoção da higiene das mãos na Comunidade, através do slogan: Juntos pela Segurança – Higienize as suas Mãos.

Neste âmbito, convidamos toda a comunidade educativa. a assistir ao Webinar do dia 4 de maio, pelas 14:00h que será transmitido via Youtube, através do Linkhttps://youtu.be/Um3wpRwZ4tE

Ainda, neste contexto está disponível, o Curso “Higiene das Mãos”, na Plataforma NAU, gratuito, acessível online a todos os cidadãos, conferindo certificado no final do curso, a quem o completar. O link de acesso ao curso é: Higiene das Mãos na Prevenção de Infeções - Curso - NAU site

A Higiene das Mãos é uma Responsabilidade Partilhada.

Ver programa aqui

 

 

 
No dia 7 de abril, entre as 10:00h e as 11:00h vai decorrer, em modalidade remota, o webinar - No lugar do/a outro/a... E se fosse comigo ou com o/a melhor amigo/a? promovido pela Direção de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação (DGE).
Este webinar pretende contribuir para promover a empatia entre as crianças e jovens, levando-os/as a colocarem-se no lugar do outro/a.
Através da análise e questionamento critico de situações de violência, nomeadamente situações bullying, crianças e jovens são levadas à tomada de decisões conscientes e ao debate de opiniões. 
Para atingir estes objetivos contamos com a participação da especialista em sociodrama, Luzia Lima-Rodrigues (Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal), que tentará desafiar as crianças e jovens assistentes a colocarem-se no lugar de outro/a criança ou jovem, promovendo a empatia.
Público-alvo: Docentes, crianças e Jovens do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Inscrição gratuita, mas obrigatória aqui.    (Nota: Não serão emitidos certificados de participação.)

Informação completa aqui

 
 
 
No dia 16 de Fevereiro, no âmbito do PESES, os alunos do ensino secundário e do 9º ano acompanhados dos respetivos professores assistiram à peça de teatro "Deixemos o sexo em Paz", monólogo, representado pela atriz Maria Paulos.
A peça abordou o tema da sexualidade de forma leve, divertida e com muito humor permitindo desmistificar idéias e mitos que, atualmente, ainda continuam na sociedade e a ser difícil de falar com os jovens.
Alunos e professores gostaram muito,  pois muita gente pensa que sabe tudo sobre sexo mas na realidade sabe muito pouco. No decorrer da peça, a atriz mencionou, entre outras, a história de Adão e Eva. 
Por fim, queremos agradecer à atriz pelo excelente trabalho e a todos os professores envolvidos na iniciativa.
Ficamos à espera de mais! 
 
Érica, 10ºA
Profª Florinda Monteiro
 
 
 
No passado dia 20, realizou-se, pelas 14:00h, no auditório da Escola Sede, uma sessão alusiva à temática da Epilepsia, tendo como objetivo o esclarecimento e a desmistificação de algumas ideias erradas que ainda surgem à volta desta doença.
A sessão foi protagonizada pelo Dr. José Paulo Monteiro, médico de Neurologia Pediátrica do HGO. Contou com a presença da turma do 5ºA, dos delegados e embaixadores da saúde das restantes turmas e, ainda, alguns professores e representantes de EE.
Os alunos revelaram entusiasmo e participaram ativamente, ao colocarem questões deveras pertinentes. Todos ficámos a conhecer melhor esta doença e a saber como agir perante uma situação real.
 
 
 
 


Pág. 1 de 3