Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

 
As Professoras Paula Cunha e Maximina Raposo e três alunas do 10º ano participaram numa atividade do projeto Erasmus+, que decorreu de 31 de outubro a 7 de novembro na Grécia.
Foi uma semana cheia de atividade, em que alunos e professores de escolas de Espanha, Grécia, Bulgária, Polónia, Turquia e Portugal tiveram oportunidade de trocar experiências e trabalhar o tema da Inclusão. Mas também houve tempo para visitas culturais e diversão.
 
Foi, acima de tudo, mais uma experiência que provou que, com diferentes culturas, religiões e proveniências socioeconómicas é possível aprender, ensinar, conviver e fazer amizades, fortalecendo o sentimento de cidadania europeia, um dos objetivos do Projeto Erasmus +.
 
‘Como é possível apenas uma semana da minha vida me fazer tão feliz?! Uma semana de novas amizades, novas realidades, um novo país, uma nova localidade, uma nova escola, novos professores, novos sentimentos…. Tudo tão novo e que, de repente, se tornou tão comum no meu dia a dia. Eternamente marcada como das melhores semanas de toda a minha vida, daquelas que, tenha eu filhos, netos ou bisnetos, irei falar. Grata sou por ter sido uma das escolhidas para viver tamanha experiência. Ficam as saudades e vínculos inquebráveis para sempre.’ Érica
 
‘Quando estava a caminho da Grécia, senti um pouco de medo de não saber interagir com as outras pessoas. Mas quando chegámos, fomos tão bem recebidos, que falar com os outros pareceu-me tão fácil…. E assim começou a semana mais divertida de sempre. Por mim, podíamos ter ficado mais um pouco por lá. Durante o tempo em que lá estive, fiz muitas e novas amizades, mesmo com alguma dificuldade a inglês, encontrei sempre uma forma de me exprimir e o mesmo aconteceu com os outros colegas. Além de tudo, queria muito voltar a ver todos outra vez!!!’  Cely
 
‘Na minha opinião, foi uma experiência muito educativa, diferente, especial e entusiasmante, pois fui a um país com uma cultura muito rica. Fiz muitas amizades e infelizmente a despedida custou mais do que estava à espera.
As professoras foram excelentes e apoiaram-nos em tudo. Foram muito atenciosas e prestáveis.
Foi uma viagem que superou as minhas expectativas em termos de país, cultura, amizades, etc.
Amei a forma como fomos tratadas e muito bem recebidas. Adorei tudo e voltaria a repetir.’ Lara
 
 
 
 
No dia 16 de novembro assinala-se o dia do nascimento de José Saramago e iniciam-se as Comemorações do Centenário.
No nosso agrupamento, assinalamos esta data com uma exposição e sessões de leitura dos contos "A Maior Flor do Mundo", "Conto da Ilha Desconhecida" e um excerto de "Memorial do Convento". Assim, no horário da atividade "10 minutos aLeR" convidamos todos a ler Saramago.
Leituras propostas (para aceder clicar nos títulos):
Ensino Secundário _ "Memorial do Convento" (excerto)
 
 

 
 
No dia 5 de novembro às 10:55h a nossa escola associa-se à iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que promove de norte a sul do país, a 9.ª edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt), medida prevista na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva.
 
Vídeo promocional aqui
 
 
 
 
Dia 7 de outubro, o nosso Agrupamento teve o gosto de, mais uma vez, acolher os colegas das Equipas Locais dos Novos Tempos para Aprender na primeira reunião deste ano letivo.
Foi um tempo de balanço, mas também de reflexão sobre os desafios que ainda teremos de enfrentar.
Assinalamos o espírito de equipa e o respeito pelas diferenças que nos caracterizam e nos tornam mais fortes.
Abraçamos Novos Tempos e, em conjunto, aprendemos, ensinamos e servimos a nossa comunidade educativa de uma forma mais unida, mais eficaz e mais bonita.
Estamos na fase final deste projeto mas, certamente, no início de uma nova era de cooperação. 
 
 
 
A Direção-Geral da Educação (DGE), vai promover em modalidade remota, no dia 26 de outubro, entre as 17:00h e as 18:15h, a 2ª edição Webinar: "No teu corpo mandas tu! Educar para a Cidadania Com Afetos (... e sem abusos)! "
 
Toda a informação para a inscrição  aqui
 
 
No dia 16 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Alimentação.
Com o objetivo de sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre a temática, relembramos as cinco recomendações da Associação Portuguesa de Nutrição para uma alimentação mais saudável e sustentável adaptadas à realidade portuguesa.
 
1. Compre a produtores nacionais, sempre que possível;
2. Prefira alimentos frescos, locais e da época;
3. Tenha uma Alimentação Mediterrânica;
4. Repense, Reduza, Reutilize e Recicle;
5. Ajude a promover a Alimentação Saudável.
 
Envolva-se!
 
 
 
 
Os alunos do 5.ºA e 5.ºE do ano letivo 2020/2021 estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto eTwinning "Connected by Water". O seu trabalho foi reconhecido com o Selo de Qualidade Nacional eTwinning."
Que nunca nos esqueçamos que estamos verdadeiramente unidos através da água.
 
 
 


Pág. 1 de 7

logotipo_escola_s.jpg


Eco Escolas

Em linha

Temos 17 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje464
mod_vvisit_counterOntem1060
mod_vvisit_counterNeste mês25883
mod_vvisit_counterMês anterior29380
mod_vvisit_counterDesde 15-7-102534326

27 Nov, 2021